Links between Brazil & Ireland                                                                                          www,visiteirlanda.com

 

Primeiro-ministro irlandês é condecorado na USP

André Chaves de Melo

Agência USP de Notícias, São Paulo, 23 de julho de 2001 n.781/01

        O reitor Jacques Marcovitch recebeu na quinta-feira (19) a visita do primeiro-ministro (Taoiseach) da República da Irlanda (Eire), Bertie Ahern. O primeiro-ministro foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito da USP, distinção dada às personalidades que se distinguem por suas contribuições para a democracia, cultura, educação e desenvolvimento humano. Estiveram presentes à cerimônia o vice-reitor, Adolpho José Melfi, os pró-reitores Ada Pellegrini Grinover (Graduação) e Hernan Chaimovich Guralnik (Pesquisa), os embaixadores John Campbell (da Irlanda em Portugal), Armando Sérgio Frasão (do Brasil na Irlanda) e Sônia Maria Corrêa Frasão (embaixatriz do Brasil na Irlanda) e o professor Munira Mutran, chefe do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

        A visita à Universidade teve como metas o reconhecimento da importância da pesquisa, docência e publicações sobre a cultura irlandesa, feitas pelo Departamento de Letras Modernas, e o estabelecimento de relações de intercâmbio entre a USP e as universidades irlandesas.

        O primeiro-ministro ressaltou a importância da USP para o Brasil e América Latina e a necessidade dos dois países promoverem o estreitamento de relações, aproveitando o potencial dos alunos e professores brasileiros e irlandeses. Marcovitch citou o papel da Universidade para a educação, a cultura e a inovação tecnológica brasileira.

        Durante a cerimônia, houve a doação de 100 livros para a Biblioteca da FFLCH, feita pelo Departamento de Divulgação da Cultura Irlandesa, órgão ligado ao governo.

        Eleito Taoiseach em 1997, Ahern foi ministro do Trabalho (1987-1989), ministro das Finanças em três períodos diferentes e prefeito de Dublin, capital do país, entre 1986 e 1987).

Home